Estado

Junho Violeta alerta para a violência contra a pessoa idosa

A Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai) de Goiânia está lançando a Campanha Junho Violeta, um mês dedicado a ações de conscientização social das diversas formas de violência praticadas contra os maiores de 60 anos. O delegado Alexandre Alvim, titular da Deai, participou nesta quarta-feira, dia 3, da coluna Bate-papo do Dia do telejornal TBC 1 para falar sobre o assunto.

Segundo o delegado, a campanha neste ano ganha uma importância maior por causa da queda no número de denúncias observada na delegacia. Alexandre Alvim informa que de uma média de 100 denúncias por mês, os números caíram nos últimos dois meses de isolamento social para 25 em abril e 46 em maio.

“Acreditamos que isso seja um indicativo de subnotificação, por isso a importância da campanha para alertar a todos da necessidade de não deixar de denunciar”, disse Alvim na conversa com a apresentadora Eva Taucci no estúdio da TV Brasil Central. 

O delegado diz que há diversas formas de violência praticada contra o idoso, indo da violência física até a medicamentosa, que é quando o idoso é submetido a medicamentos que não estão em sua rotina de tratamento de saúde. Ele cita também as violências financeira, psicológica e sexual, normalmente praticadas por pessoas próximas ao idoso, como parentes e cuidadores.

Campanha Junho Violeta, conta o delegado, será feita via internet e ganhará também as ruas, com panfletagem e cartazes fixados em locais públicos. Ele terminou a entrevista informando que qualquer pessoa pode fazer uma denúncia de maus tratos contra um idoso, inclusive de forma anônima. O telefone é (62) 3201-1501. Há canais também pelo site da Polícia Civil e via Whatsapp. 

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *