Ministro Marcos Pontes prestigia a Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da ABNT
Aconteceu nesta quinta-feira (17/06), a 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da ABNT, que foi transmitida via zoom aos seu membros. O presidente Mario William Esper, o diretor-geral, Ricardo Fragoso, o Conselheiro da ABNT e presidente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), Synésio Baptista da Costa e o advogado Sidney Stahl, da RSZ&M Soluções Jurídicas participaram presencialmente nas instalações da ABNT, em São Paulo.
Além dos Conselheiros, a reunião contou também com a participação do presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Heleno Guerson de Oliveira Jr. e também com a ilustre participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes e do Secretário de Empreendedorismo e Inovação no MCTI, Paulo Alvim. Em 80 anos de existência foi a primeira vez que um Ministro participou de uma reunião de Conselho da ABNT, o que mostra o reconhecimento que a entidade tem tido no último ano, perante o governo.
A pauta da reunião tinha assuntos como a apresentação da Agenda 2021, de eventos e reuniões da qual a ABNT participou até o momento, o Novo Modelo Regulatório do Inmetro, planejamento estratégico, participação internacional e governança corporativa, além das palavras do Ministro Marcos Pontes.
Logo no início, o presidente da ABNT aproveitou para passar algumas informações aos participantes, como a elaboração da norma internacional de desmatamento, que está em votação na ISO, a elaboração da futura norma internacional de Equoterapia, para tratar pessoas que ficaram com sequelas da Covid-19, e o status da participação internacional sobre Economia Circular.
Em seu pronunciamento, o Ministro parabenizou o trabalho da ABNT durante todos esses anos e principalmente neste último ano e cumprimentou todos os Conselheiros e suas organizações. “Estamos aqui para apoiar a inovação, ciência e tecnologia para ajudar o crescimento do nosso País. Nos colocamos totalmente à disposição da ABNT para contribuir com os trabalhos, que com certeza são muito importantes para o nosso desenvolvimento”, destacou Marcos Pontes.
Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI por sua vez ressaltou que é de suma importância a intensificação de normas técnicas em conjunto com as tecnologias prioritárias do Ministério em setores estratégicos como Cidades inteligentes, Nanotecnologia, Acústica e Economia Circular.
Mario Esper aproveitou para ressaltar que a ABNT está participando da Comissão Internacional da ISO de Grafeno, que tem a coordenação da Inglaterra, e que também está participando da Comissão de Lítio, requisitada recentemente pela China, que será muito importante para a eletrificação. Sobre Economia Circular, está bem engajada nas atividades do Comitê internacional e, se a pandemia permitir, já foi autorizado pela ISO que o Brasil sedie no final do ano, a reunião anual sobre Economia circular, com a participação de 80 países, o que será uma grande oportunidade para inserir nosso País ainda mais neste tema.