A investigação teve início após uma publicação feita por Flávio Bolsonaro na rede social X, em 3 de janeiro de 2026
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que a Polícia Federal ouça em até 10 dias o pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) no âmbito da investigação sobre suposta calúnia contra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão foi anunciada nesta terça-feira (7).
A investigação teve início após uma publicação feita por Flávio Bolsonaro na rede social X, em 3 de janeiro de 2026. Na postagem, o parlamentar afirmou que com a delação feita pelo ex-líder venezuelano Nicolás Maduro presidente brasileiro seria envolvido nos crimes de tráfico internacional de drogas, tráfico de armas e lavagem de dinheiro.
Moraes acolheu manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que defendeu a oitiva do parlamentar. A PF já havia afirmado ao STF que o senador fez uma falsa imputação de crime ao presidente.
O ministro abriu a investigação em abril, após pedido da PF com parecer favorável da PGR. Depois do relatório policial, Moraes enviou o caso para análise da Procuradoria, que se posicionou pela necessidade de ouvir Flávio.