MPGO visita cooperativa de recicláveis no DF
A promotora de Justiça Daniela Haun de Araújo, coordenadora da Área do Meio Ambiente e Consumidor do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público de Goiás (MPGO); a promotora Sandra Mara Garbelini, coordenadora de Projetos Institucionais; o promotor de Justiça Juliano de Barros Araújo e a assessora jurídica Vitorya Neas visitaram, na segunda-feira (7/11), a Associação e Cooperativa de Materiais Recicláveis Recicle a Vida, em Ceilândia, no Distrito Federal.
A visita, de caráter técnico, no âmbito do projeto institucional Todos pela Pers (Política Estadual de Resíduos Sólidos), foi a convite da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), vinculada ao governo federal e responsável pela orientação de ações estratégicas voltadas para a captação e criação de oportunidades de desenvolvimento para o Centro-Oeste. O Recicle e Vida é um exemplo de investimento intermediado pela Sudeco voltado para ações de sustentabilidade na gestão de resíduos.
O grupo, acompanhado de outras instituições parceiras, conheceu as ações realizadas no local e que buscam desenvolver o trabalho de conscientização com a comunidade. Eles são incentivados a fazer prestação de serviço aos grandes geradores, tendo como pontos de atenção a coleta seletiva e a preservação do meio ambiente.
Segundo os (as) promotores (as), tecnologia e mão de obra capacitada sustentam os processos de seleção, beneficiamento e armazenamento de 300 toneladas por mês de material reciclável, que são destinadas à cooperativa.
Durante o encontro, a diretora administrativa da Recicle a Vida, Mônica Mendes de Araújo Licassali, a presidente da cooperativa, Maria Eneide Pereira Costa, e a presidente da associação, Claudia Maria Alves de Morais, explicaram aos presentes que os catadores associados e cooperados têm acesso a condições adequadas de trabalho, cursos de capacitação e eventos voltados às suas famílias.
A Universidade Federal de Goiás, presente na visita, destacou a importância do desenvolvimento de projetos e tecnologias de triagem e reciclagem. Já a Sudeco enfatizou o valor de fomentar o desenvolvimento sustentável na gestão de resíduos sólidos e a inclusão social de catadores e catadoras de materiais recicláveis.
Órgãos e entidades foram representados no evento
A Sudeco foi representada na visita pelo diretor de Planejamento e Avaliação, José Joaquim Carneiro Filho, e pela chefe de Divisão de Gestão Estratégica, Georgia Costa. Também estiveram presentes: Rafael Soffa, da Secretaria de Estado da Retomada de Goiás; Fernando Bartholo, coordenador da Incubadora da UFG; Carlos Hoelzel e Hugo Tasco, também da Incubadora; Frederico Fadoanar, da Aqua UFG; Fábio de Sousa, da MacKller; Luana Ribeiro, pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG; Dulce Helene do Volo, presidente da cooperativa de materiais recicláveis Cooper Rama, de Goiânia; Lillian Sifel Costa e Luismar Xavier, da Companhia de Urbanização de Goiânia; e Fabíola Adaiane e Suzieme Cristina Silva, da Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia. (JCD Jornal Comunidade em Destaque com informação da /Assessoria de Comunicação Social do MPGO)