Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaque
  • PGR pede condenação de Jair Bolsonaro e de membros do núcleo da trama golpista

PGR pede condenação de Jair Bolsonaro e de membros do núcleo da trama golpista

O Procurador Geral da República, Paulo Gonet apresentou nesta segunda-feira 14, as alegações finais contra o núcleo 1 da trama golpista, e pediu a condenação do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e outros sete membros do chamado núcleo 1.Os ex-ministros Alexandre Ramagem, Augusto Heleno, Anderson Torres, Walter Braga Neto e Paulo Sérgio Nogueira, além do ex-ajudante de ordens Mauro Cid e o ex-comandante da Marinha Almir Garnier foram os outros membros que o procurador pediu pela codenação.

Gonet enterou um documento de mais de 500 páginas no qual identifica que o ex-presidente tinha um papel central no plano da tentativa de golpe, com atos que tiveram início em 2021 e terminaram com o ataque às sedes dos Três Poderes no atentado do dia 8 de janeiro de 2023.O procurador afirma ainda que foram colhidas uma série de provas que justificam o pedido de condenação dos membros do chamado núcleo 1 da trama golpista. Entretanto, Gonet não estipulou o cálculo das penas.

Segundo o documento entregue ao relator do caso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o grupo não era formado apenas por integrantes do governo de Bolsonaro, mas também pelas forças armadas e que seguiu um plano para enfraquecer as instituições e impedir a alternância do poder após a derrota nas eleições de 2022 até mesmo com assassinato de autoridades incluído no plano.

VEJA MAIS

Jussara: Após denúncia do MPGO réu é condenado a mais de 10 anos de prisão por crime sexual praticado contra criança

Após ser denunciado pelo Ministério Público de Goiás, Abdoral Sousa Cardoso foi condenado a 11…

Susto no Ar! falha técnica força air force one a retornar com Trump a bordo

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | Foto: Doug MILLS/POOL/AFP Na noite da última…