Ultimas Notícias

Proposta anula portaria sobre capacidade de pagamento de Estados e Municípios.

 

img201707121428425212244-768x503

Deputado Nelson Pellegrino (PT-BA)

A Câmara dos Deputados poderá anular portaria do Ministério da Fazenda (501/17) que criou nova metodologia para avaliar a capacidade de pagamento de Estados e Municípios.

 

Ao propor a anulação da portaria, por meio do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 867/17, o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) argumenta que o novo sistema de avaliação deixa de levar em consideração o histórico de adimplência de um ente, prejudicando Estados considerados bons pagadores.

 

Para o governo, no entanto, a portaria tornao processo de classificação fiscal mais transparente e acessível. Já Pellegrino entende que as novas regras definidas pela Fazenda favorecem indicadores de poupança e de liquidez, reduzindo a importância do indicador de endividamento.

 

“Serão prejudicados estados como a Bahia, que, conforme a metodologia anterior de cálculo da capacidade de pagamento, possuía a classificação “B -” e estava habilitava a obter aval da União para contratar novasoperações de crédito”, disse.

 

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.agência câmara notícias.

 

 

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *