Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Senador pede ação do Itamaraty após Venezuela fechar fronteira com o Brasil

Senador pede ação do Itamaraty após Venezuela fechar fronteira com o Brasil

O senador Dr. Hiran (PP-RR) oficiou o Ministério das Relações Exteriores nesta sexta-feira (10) cobrando providências diplomáticas do governo brasileiro para a reabertura da fronteira do Brasil com a Venezuela, fechada pelo governo venezuelano nesta tarde.

O fechamento ocorreu na mesma data em que Nicolás Maduro tomou posse como presidente reeleito do país. A passagem de veículos está bloqueada pelo lado venezuelano na divisa com a cidade de Pacaraima (RR). A informação foi confirmada à CNN por autoridades do governo brasileiro.

Apesar da recondução de Maduro ao cargo, o governo venezuelano não divulgou informações sobre a transparência do pleito, questionada pela comunidade internacional e pelo opositor Edmundo González.

No ofício enviado ao Itamaraty, o senador disse que o fechamento acarreta “sérias dificuldades aos cidadãos brasileiros”, “especialmente aos caminhoneiros, que se encontram impossibilitados de retornar ao território nacional, além de prejudicar o fluxo comercial e humanitário entre os dois países”, afirmou Dr. Hiran.

O senador ainda declarou que é “fundamental” que o governo brasileiro busque diálogo com autoridades venezuelanas, “de forma diplomática, porém firme”.

O congressista também citou que a situação envolve respeito à soberania brasileira e ao trânsito dos cidadãos, “que não pode ser comprometido por ações arbitrárias de um governo que vem reiteradamente desrespeitando princípios democráticos humanitários”.

A CNN entrou em contato com o Itamaraty e aguarda retorno.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Senado aprova proteção a trabalhadores resgatados de trabalho escravo

O Senado aprovou nesta terça-feira (9) o projeto PL 5760/2023, que estabelece medidas para proteger trabalhadores resgatados…

TSE adia decisão sobre suspensão de pesquisa de voto para presidente

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta terça-feira (9) o julgamento sobre a validade da…

Sou da Paz lança agenda de segurança pública para eleições

O Instituto Sou da Paz lançou, nesta terça-feira (9), a campanha Vote pela Paz e…