Destaque

Volta das chuvas gera alerta contra o Aedes aegypt

Jornal Comunidade em Destaque.Desde meados de junho deste ano, a seca foi uma característica marcante nos dias goianos. Com a chegada da primavera também veio a chuva, que para muitos é sinônimo de frescor. Porém, a combinação entre o período chuvoso e as altas temperaturas registradas em Goiás se torna perfeita para a proliferação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

E com a iminência do aumento do número de casos entre outubro e maio, conforme os registros dos anos anteriores, a Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) alerta a população para que intensifique os cuidados em suas residências e locais de trabalho, eliminando os possíveis focos Marcello Rosa, coordenador de Vigilância e Controle Ambiental de Vetores da SES-GO, orienta que as pessoas devem manter uma vigilância no mínimo semanal em seus imóveis para identificar e eliminar possíveis locais que possam acumular água.

“Além dessa vigilância no dia a dia, é interessante associar com comportamentos adequados de descartar o lixo para o recolhimento por parte das prefeituras; manter caixas d’água, cisternas e fossas vedadas para evitar a entrada de insetos; lavar bebedouros de animais com água, sabão e escova; colocar areia em aparadores de vasos de plantas; manter ralos e vasos sanitários fechados; calhas e grelas sempre limpas; piscinas com tratamento adequado e, quando em desuso, vedadas ou vazias”, aconselha Rosa.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *