Política

Zé Eliton, no TBC Debate: “Nós temos o que mostrar. Nós transformamos esse Estado”

FB_IMG_1535591806988

Zélia Eliton no Debate na TBC

O governador e candidato à reeleição ao Governo de Goiás, Zé Eliton, pela coligação Goiás Avança Mais (PSDB / PTB / PSB / PR / PSD / PPS / SOLIDARIEDADE / PV / AVANTE / PATRIOTA / REDE), abriu, na noite de hoje, o TBC Debate entre os candidatos a governador nas eleições deste ano respondendo a uma pergunta formulada pela Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), que tratou do enfrentamento do déficit público e geração de oportunidades. Destacou que o ajuste fiscal sempre foi um dos principais pilares do governo estadual. “No ano passado – explicou -, o superávit das contas do Estado foi de R$ 700 milhões”. Num cenário de crise, Zé Eliton defendeu a qualificação dos gastos públicos. Citou a iniciativa do governo de criar o programa Go Táxi, que reduz os gastos com transporte pelos órgãos da administração estadual.

Ao comentar pergunta formulada pela Fecomércio, a respeito da política de inovação no Estado e das parcerias com o Sistema S, Zé Eliton observou que a maioria dos candidatos fez críticas ao governo, mas com afirmações que não correspondem à realidade. Ele detalhou os programas de inovação que estão sendo executados no Estado e acenou para a ampliação das parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), incluindo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); e Serviço Social de Transporte (Sest).

No segundo bloco, quando candidato perguntou a candidato, Zé Eliton questionou o senador Ronaldo Caiado (DEM) qual a mudança que ele propõe para a geração de emprego e o desenvolvimento no Estado. Ao ouvir atentamente a resposta do governadoriável, que tentou criar um clima de terra arrasada no Estado, especialmente no Nordeste Goiano, Zé Eliton não perdeu a chance de dizer que Caiado “fala em mudança, mas não aponta as mudanças”. Assinalou que Goiás é referência na geração de emprego e renda e na atração de novos empreendimentos. “Nós temos o que mostrar. Nós transformamos esse Estado”, afirmou.

Zé Eliton observou que Caiado só aposta na retórica política. Aproveitou para apresentar dados apontando que Goiás desenvolve o maior programa de reconstrução de rodovias de sua história. Voltou a condenar os ataques rasteiros e a crítica pela crítica. “Investir, não olhar para o passado, não ficar buscando picuinhas de forma leviana”, asseverou, observando que muitos ficam apenas presos no passado e não avançam.

Na segunda rodada do bloco candidato pergunta a candidato, o senador Ronaldo Caiado (DEM) pergunto a Zé Eliton (PSDB) qual a proposta para a Saúde. Ele disse que o desafio é avançar no que já foi criado. Citou o programa Terceiro Turno, que já superou 1 mil cirurgias eletivas realizadas e 26 mil exames e consultas, com foco para pessoas carentes. Também adiantou a criação do programa Fila Nunca Mais. Zé Eliton fez referência às unidades de Saúde que estão em construção em todo o Estado. “As pessoas que vivem nessas regiões sabem, porque confiam em mim e porque vou fazer e fazer funcionar”, disse Eliton.

O candidato tucano perguntou à candidata do PT, Kátia Maria, a respeito do modelo penitenciário que defende para o Brasil. Ela pregou o fortalecimento do SUS, enquanto Zé Eliton observou que a candidata “falou, falou e não respondeu os questionamentos”. Sobre Segurança Pública, ele condenou o uso de tornozeleiras eletrônicas, também adiantou que vai acabar com o Centro Penitenciário Odenir Guimarães e “com a farsa das penas alternativas”.

O debate teve transmissão ao vivo também das rádios Brasil Central AM e RBC, SKY 313 e NET 520, mas foi suspenso em comum acordo pelos candidatos ao governo depois que o mediador, no final do segundo bloco, teve uma abrupta queda de pressão.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *