Política

A importância do Vereador perante a sociedade Jataiense.

Artigo Por Jacinto Gomes

Discute-se que as Câmaras Municipais Brasileiras geram uma despesa muito alta para o contribuinte, sem a devida fiscalização. No meio das caladas da noite surgem as discussões para diminuir números de Vereadores ou aumentarem a quantidades de cadeiras. Ora, será que essas atitudes irão solucionar os inúmeros problemas vividos em nosso Município? Com certeza não!

Destaco que as Câmaras Municipais de Vereadores  são compostas por legisladores  eleitos diretamente pelo povo, para uma Legislatura de quatro anos com atribuições constitucionais de legislar e fiscalizar, além de representar essa mesma população que o elegeu. Para isso acontecer, há necessidade de que o eleitor (população) tenha conhecimento real de quais são as atribuições de um Vereador. A atividade política reservada à Câmara, corretamente desempenhada.

O Vereador é muito importante para a sociedade e para o desenvolvimento sustentável de um Município. Não se pode rebaixar o mandato de um Vereador, como se a Câmara Municipal fosse composta por homens que não tiveram seus nomes respaldados e qualificados por meio do voto direto da população.

Se há o Vereador hoje no Legislativo é por que alguém os colocou ali. Lembrando que esses Vereadores saíram do seio da população, e todos sabiam que estariam ali para desempenhar sua função.

Mas, o que faz o vereador? Enquanto agente político, ele faz parte do poder legislativo, sendo eleito por meio de eleições diretas e, dessa forma, escolhido pela população para ser seu representante.

Se a população que escolheu esses Vereadores nesta Legislatura não está contente com o desempenho de cada um, que nas próximas eleições que se aproxima, mudem, analisem cada candidato, cobrem o que foi prometido, e elejam Vereadores que estejam à altura de representar essa mesma população. Pois, o Vereador é peça fundamental neste cenário político administrativo, em especial por seu trabalho em prol do bem comum de nossa população.

Vereador sai do meio da população. Ele é um amigo seu, um vizinho, um líder comunitário, um empresário, um professor, um sindicalista, entre vários outros. E a escolha desse pré- candidato é responsabilidade do eleitor, que tem o dever de saber escolher aquele que melhor irá representá-lo.

Jacinto Gomes.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *