Ultimas Notícias

Alego realiza sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) vai realizar na próxima quinta-feira, 7, às 18h30, no Plenário Getulino Artiaga, sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que se comemora em 8 de março. A iniciativa é do deputado Karlos Cabral (PDT), que procederá à entrega da Comenda Chica Machado a mulheres goianas de diferentes áreas de atuação por maior participação da mulher na vida política e social do Estado.

“Queremos, além de comemorar o Dia Internacional da Mulher, lembrar e homenagear a luta de tantas mulheres em Goiás pelo fortalecimento do protagonismo feminino em espaços tradicionalmente machistas. São lideranças de todas as frentes de atuação que enfrentam todas dificuldades impostas e contribuem significativamente pelo desenvolvimento do Estado”, ressaltou Karlos Cabral, ao justificar a iniciativa dele.

A sessão marcará a entrega da Comenda Chica Machado na Alego. Chica foi uma mulher negra, ex-escravizada, que viveu na região de Niquelândia por volta de 1750. Segundo a pesquisadora Adélia Freitas, Chica Machado foi casada com um comerciante português com quem teve seis filhos. “Com o ouro que conseguiu, comprava escravo para libertá-los. Chica foi uma pessoa que venceu todos os obstáculos. Alguém poderosa, uma pessoa que tinha poder sociopolítico e econômico, que conseguiu sair da condição de escravizada e se posicionar na sociedade”, completou a pesquisadora.

Adélia Freitas escreveu o livro “Chica Machado: um mito goiano”, após conhecer as histórias de Chica durante uma pesquisa acadêmica na região de Niquelândia. Ainda de acordo com a autora, a forma como determinados “causos” de Chica passaram de geração em geração fazem dela um mito. “Não há como confirmar se tudo o que se conta é verdade, mas o fato é que ela permaneceu na memória das pessoas”, comentou Adélia. 

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *