Ultimas Notícias

Campanha de Reciclagem lançada em outubro no Polo UAB de Alto Paraíso de Goiás teve início em 2017

O grupo de trabalho – GT focado na situação dos resíduos sólidos em Alto Paraíso de Goiás através do COMDEMA teve seu lançamento após dois anos de muito trabalho e muitas parcerias. 

Em 2017 através do Conselho de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, houve a criação de um grupo de trabalho – GT focado na situação dos resíduos sólidos em Alto Paraíso de Goiás, este GT trouxe contribuições pontuais quanto educação ambiental, disseminação de informações, busca de soluções e compartilhamento com a Secretaria de Meio Ambiente e Reciclealto. Em 2018 o referido GT, por consenso no COMDEMA, se transformou em um Fórum Municipal, ampliando o debate para um corpo técnico e comunitário mais amplo.

O Fórum de Resíduos Sólidos – FRS se trata de um grupo de trabalho permanente do Sistema Municipal de Meio Ambiente, este Sistema Municipal é composto por: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fundo Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Fóruns, Comitês, dentre outras parcerias em prol do desenvolvimento sustentável de Alto Paraíso de Goiás.

 O FRS reúne os setores governamentais, empresariais e da sociedade civil organizada, para contribuir no desenvolvimento do tratamento adequado de Resíduos Sólidos em Alto Paraíso de Goiás. O FRS passou por muitos momentos, pessoas e movimentos, típico de movimentos voluntários, sempre firmando um grupo permanente que mantem a articulação de apoio funcionando, atuando em sua missão contributiva para com o coletivo do Município.

 Ainda em 2018, o FRS percebeu que, em relação a gestão de resíduos sólidos, uma das maiores prioridades no Município era, e ainda é, a elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos – PMGIRS, a partir deste entendimento, foi montada uma equipe para desenvolvimento de uma proposta para o Município, as instituições que apoiaram e formularam a proposta na época foram: Reciclealto, Instituto Caminho do Meio, ICMBio e Secretaria de Meio Ambiente.

A proposta contou com uma produção de materiais primários com recurso necessário de 100 mil reais, através das parcerias firmadas naquele momento se chegou no valor de 25 mil reais. O Chefe de Gabinete na época deu retorno dizendo que o Município não possuía recurso para o referido investimento.

Através dos diálogos foi visto também que a educação ambiental precisa de apoio dentro e principalmente fora das escolas e consolidação das legislações pertinentes para o Sistema Municipal de Educação, que já conta com ótimas iniciativas e professores (as).

Em janeiro de 2019 se iniciou a proposta de uma campanha de reciclagem e seguiu o seguinte cronograma:

.Fevereiro Apresentação na reunião do Fórum de Resíduos

. Reunião 27/02/2019 Março Elaboração de cartazes Página no site do Guia Alto Paraíso Abril / Maio Fechamento do grupo voluntário de agentes ambientais da reciclagem.

.Visita ao lixão e realização de um período de treinamento na Reciclealto.

Este projeto está sendo executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura sustentável, através da Assessoria de Meio Ambiente, que é o órgão gestor do Sistema Municipal de Meio Ambiente.

O consenso de realizar a chamada da Campanha como sendo o Fórum convida tem a intenção de fortalecer e divulgar o grupo. A partir do treinamento dos agentes da campanha em junho de 2019, instrutivo e transformador que estruturamos um treinamento semanal todas as quartas feiras, das 09h às 12h, no galpão da Reciclealto, aberto ao público, com capacidade de 03 a 07 pessoas.

A Campanha de Reciclagem já foi apresentada na Reciclealto, COMDEMA, COMTUR, CMEI, na praça do Bambu ao final da Semana de Meio Ambiente de 2019, e o lançamento oficial, foi  dia 30/10/2019 no Polo UAB, aonde recebeu um ótimo público, um público sensível a situação dos resíduos em Alto Paraíso de Goiás. O próximo passo dessa etapa da campanha é visitar meios de hospedagem através de agendamento prévio.

Editado pela Empresa JCD Goiás Publicidade e Jornalismo.
CNPJ 18.423.360/0001.61

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *