Destaque

Centro Cultural Oscar Niemeyer é reaberto ao público

José Eliton no Centro Cultural Oscar Niemeyer

O governador José Eliton entregou, na noite desta quinta-feira (20), a reforma do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). Ele destacou a importância do complexo cultural, observando que o espaço é um sonho e hoje muito importante para Goiânia e Goiás. “Teremos aqui uma biblioteca que será uma das mais modernas do país”, afirmou.

A estrutura física foi renovada e modernizada. Estão reabertos ao público a Esplanada Juscelino Kubitscheck, o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), o Palácio da Música e o Monumento aos Direitos Humanos. Segundo a Agência Goiana de Obras e Transportes (Agetop), a reforma demandou investimento de R$ 10 milhões e contempla ainda o Prédio Administrativo e a Esplanada JK. As obras foram concentradas na reforma e recuperação das áreas internas, adequação das instalações elétricas, pintura e colocação de luminárias, além de adequar o CCON às mais recentes normativas de segurança do Corpo de Bombeiros, que foi um dos principais motivos das obras.

Esplanada cultural – A Esplanada JK tem 19.645 metros quadrados, com versatilidade para usos diversos: exposições, apresentações artísticas, lazer e entretenimento. O espaço recebe o nome do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que foi médico, militar e político mineiro.

Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) – Com 2.483,87 metros quadrados de área útil e formato cilíndrico, o Museu de Arte Contemporânea de Goiás abriga um salão principal e duas galerias subterrâneas que homenageiam os artistas D. J. Oliveira e Cleber Gouvêa. Atualmente, o MAC tem duas exposições em cartaz: “Um corpo no ar pronto pra fazer barulho” e “Diáspora, Convergências e Conexões em 40 anos na arte de Tai Hsuan-an”. As mostras seguem abertas até março de 2019, com entrada franca. Visitação: de terça a sexta, das 9 às 17 horas; aos sábados e domingos, das 11 às 17 horas.

Palácio da Música – Conhecido popularmente como “cúpula”, o espaço tem 6.403,14 metros quadrados divididos em dois níveis, térreo e subsolo. Pode acomodar mais de 2.000 pessoas, com estrutura de bares, cozinhas de apoio, banheiros e camarins. A entrada é realizada pela Esplanada, com rampa acessível. O Palácio da Música homenageia a musicista, pianista, cronista e pesquisadora Belkiss Spencière. É a casa da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG). A partir de janeiro de 2019, a agenda do Palácio da Música será reaberta para eventos culturais públicos e privados.

Monumento aos Direitos Humanos – É a famosa pirâmide vermelha, símbolo do Centro Cultural Oscar Niemeyer e um dos marcos turísticos recentes de Goiânia. Tem 380,22 metros quadrados e abriga o auditório Lygia Rassi, com 166 lugares. Ali é realizado o projeto Café de Ideias, que desde 2015 promove palestras gratuitas com renomadas personalidades brasileiras.

Biblioteca Isanulfo de Abreu Cordeiro – A Biblioteca do CCON, batizada com o nome do jornalista Isanulfo de Abreu Cordeiro, morto no início deste ano, está em fase avançada de implantação. O espaço ainda não será aberto ao público, porque aguarda a chegada de parte do acervo (tem até agora 18 mil dos 60 mil livros previstos) e do equipamento de RFID (Radio Frequency Identification), que garante a segurança das obras e os serviços de autoatendimento e autodevolução. Os produtos já foram licitados.

Férias escolares  – Durante o período de férias escolares, a Esplanada JK ficará aberta de segunda a domingo, das 9 às 22 horas, com entrada franca. Lembrando que na Esplanada é permitida a prática de patins e skate. O Museu de Arte Contemporânea (MAC) estará aberto ao público de terça a sexta, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 11 às 17 horas. 

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *