Estado

Cuidados podem minimizar riscos de dengue, zika e chikungunya

Após o feriado prolongado e a volta para casa, a população deve ficar atenta aos recipientes que acumulam água e servem como criadouros do mosquito Aedes aegypti. Ao chegar em casa, é importante que os moradores façam um pente fino em suas dependências, observando copos, pneus, vasos, caixas d’águas ou qualquer outro objeto que possa acumular água e propiciar a reprodução do mosquito.

Além da dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de zika e chikungunya. No entanto, para a zika, além da picada do mosquito, é importante frisar que acredita-se que o vírus também pode ser transmitido por relação sexual desprotegida. Entretanto, o Ministério da Saúde alerta que outras possíveis formas de transmissão do vírus precisam ser avaliadas com mais profundidade, com base em estudos científicos.

Para o coordenador geral de Ações Estratégicas em Dengue, Murilo do Carmo, esse é um momento de atenção aos sinais e sintomas que possam aparecer para qualquer uma dessas doenças. “O carnaval passou e os cuidados devem continuar. Febre, dores de cabeça e no corpo são sintomas comuns para essas três doenças. Ao perceber qualquer indício, é importante que procure uma unidade de saúde”, ressalta.

Quatro sorotipos

No Brasil há registro de casos de quatro sorotipos da dengue. Em Goiás, o mais comum é o de tipo 2. O coordenador lembra que existe a possiblidade de o viajante ser contaminado por outros tipos de vírus nas outras regiões do País e, ao retornar, trazer consigo esse tipo de vírus, ocasionando na circulação do sorotipo no Estado. “É importante ficar atento para a possível circulação de um outro tipo de vírus em Goiás”, afirma.

Além das ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) em conjunto com o Corpo de Bombeiros e as prefeituras de todo o Estado, é importante que a população goiana faça sua parte. Veja algumas dicas dos cuidados individuais que devem ser tomados em cada residência:

Coloque areia nos vasos de plantas
Tenha cuidados com o lixo doméstico, descartando-o em local apropriado
Limpe as calhas
Piscinas e aquários devem ser limpos e higienizados com cautela
Mantenha pneus em local coberto e longe de água
Deixe latas e garrafas de cabeça para baixo, evitando o possível acumulo de água
Mantenha o quintal limpo
Caixas d’água devem estar sempre cobertas.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *