Ultimas Notícias

Deputado Federal Zé Mário promove audiência na Sudeco em favor de Goiás

Jornal Comunidade em Destaque foto Fredox Carvalho

O deputado federal Zé Mário (DEM-GO) organizou, na última quinta-feira (22), uma audiência com Nelson Vieira Fraga, da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). No evento, estavam presentes prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de municípios do norte goiano, além de representantes do Sebrae, da Embrapa, da Associação dos Municípios do Norte de Goiás (Amunorte) e de sindicatos e associações de classe.

Promover o desenvolvimento do norte goiano foi o tema central do encontro. Ao abrir os trabalhos, o deputado Zé Mário afirmou: “eu sempre tive um sonho – entrar em Itumbiara e sair em Porangatu, ou entrar em Posse e sair em Aragarças e ver um estado igual. Penso que a presença de todos aqui seja com o mesmo propósito, diminuir as desigualdades regionais”. No evento, foi lida e assinada a “Carta do Norte Goiano à Sudeco”, elencando as principais necessidades e demandas da região. 

Lideranças e autoridades apresentando o termo de desenvolvimento

Para atingir os objetivos de desenvolvimento regional, o superintendente Nelson Vieira propôs criar comitês para debater temas específicos, além de capacitar os servidores municipais para que eles possam elaborar projetos mais adequados às necessidades da região, e assim melhor direcionar os recursos. “Tendo o projeto, é mais fácil colocar debaixo do braço e ir procurar recursos na Casa Civil ou nos ministérios, para conseguir outra verba além das emendas de bancada”, explicou o superintendente. Ele anunciou, também, a iniciativa ‘Sudeco Itinerante’, que deve ter início em setembro e buscará conhecer a fundo a realidade e as necessidades de cada parte do Centro-Oeste.

O Subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Cidades, Infraestrutura e Comércio Exterior, Everton Chaves, reafirmou a necessidade de promover desenvolvimento no norte goiano. “Apenas um município da região tem Índice de Desenvolvimento Humano igual à média do Estado de Goiás, em todos os outros ele é inferior”, explicou. Segundo ele, o trabalho da subsecretaria é promover um desenvolvimento centrado nas pessoas, para que a qualidade de vida aumente na mesma proporção do crescimento econômico. 

A audiência foi o primeiro passo no sentido de articular os municípios da região Norte em torno de demandas comuns e de estabelecer um diálogo direto com a Sudeco. Sobre o resultado do encontro, o deputado Zé Mário afirmou: “Estou muito confiante que as coisas vão andar mais rápido do que a gente imagina. O leilão da Norte-Sul, por exemplo, foi extremamente exitoso, e agora será construída a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, que levará o desenvolvimento a todas regiões de Goiás”. fonte assessoria de comunicação do parlamentar

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *