Detran-GO debate novas diretrizes para exame psicológico
O maior rigor na avaliação psicológica de candidatos à obtenção de Carteira Nacional de Habilitação e de condutores profissionais deve centralizar o debate no I Encontro de Psicólogos do Trânsito de Goiás, que traz o tema Nova Diretrizes de Trabalho e Construção de Práticas Psicológicas no Trânsito. O evento será neste sábado, dia 08 de junho, das 8h às 18h, no Auditório da Unialfa, na Vila João Vaz, e deve reunir cerca de 800 psicólogos de todo o Estado.
O encontro, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) com o apoio do Conselho Regional de Psicologia (CRP), é direcionado aos profissionais credenciados. “Passamos por momentos de alteração nas exigências do Detran e da inclusão de novas resoluções do CRP. Por isso, é essencial fazer essa reflexão para estabelecer novas práticas que garantam os direitos e o acesso da comunidade aos serviços”, destaca a coordenadora de psicologia do Detran-GO, Vannessa Alves de Mendonça.
A psicóloga explica que entre as mudanças a serem debatidas está o maior rigor no exame. Os critérios anteriores avaliavam parâmetros de atenção, raciocínio lógico e personalidade. Com a nova resolução do CRP, os profissionais terão que acrescentar testes para verificar outros níveis de atenção e de memória.
Segundo o diretor técnico e de atendimento do Detran-GO, Isac Silva de Souza, o evento integra uma série de ações que vêm sendo adotadas no sentido de abrir o diálogo com os permissionários e promover o alinhamento com as novas diretrizes, visando a melhoria do atendimento ao usuário. Nesse sentido, também será discutido no encontro o recredenciamento dos profissionais, que passará a ser feito exclusivamente on-line, pelo portal da autarquia.