Nacional

Em cerimônia de premiação do COAF, Moro destaca fortalecimento do órgão como política de Estado


Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, defendeu o fortalecimento do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, defendeu o fortalecimento do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) no último dia 10/5, como política de Estado e reiterou que esta é uma prioridade do governo atual. Moro participou da solenidade de outorga do Diploma de Mérito COAF de 2019, concedido a 12 agraciados, nesta quinta-feira (09), em Brasília. 

“O COAF está em casa, e eu me sinto em casa. Esta cerimônia de premiação é muito oportuna porque o COAF faz um trabalho muitas vezes silencioso contra a criminalidade mais grave, e tem esse papel estratégico de combate à corrupção, a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo”, frisou. 

Na avaliação do ministro, sem inteligência financeira não se consegue rastrear e punir eficazmente crimes de corrupção. Em sendo assim, continuou, é necessário contar com “apoio de todos” para garantir melhor estrutura de funcionamento para o Conselho, porque o que nele é investido traz “grandes resultados” à sociedade. 

“Por isso o COAF tem que ser valorizado, tem que ter uma estrutura compatível com essa tarefa, tem que se integrar e se envolver não em realizar atividades de investigação, mas em ser uma porta de informações para órgãos envolvidos nas investigações de crimes, de ilícitos de toda espécie. Independentemente do que aconteça, a posição do governo vai ser sempre de fortalecimento desse órgão estratégico. É uma política de Estado”, ressaltou o ministro. 

Além da criação da diretoria de supervisão e da coordenação de operações especiais para melhor integração com os beneficiários das informações de inteligência, o reforço do órgão desde que foi transferido para o Ministério da Justiça e Segurança Pública inclui requisição de servidores públicos de outras áreas.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *