Entidades que atuam com dependentes químicos podem pleitear recursos até dia 28
Entidades que atuam como grupos de apoio e mútua ajuda no atendimento a dependentes químicos e familiares afetados pelo uso de álcool e outras drogas podem pleitear recursos federais até dia 28 de outubro. De acordo com edital do Ministério da Cidadania, Organização da Sociedade Civil (OSC), principalmente, nos Municípios do Programa Em frente, Brasil podem receber até R$ 300 mil.
As instituições interessadas devem apresentar as propostas, de acordo com os requisitos apontados no edital, por meio da plataforma eletrônica do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses (Siconv). Uma comissão de seleção, formada por gestores que atuam na Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), vai avaliar as propostas e divulgar as escolhidas, em 30 dias.
O governo reconhece que o país passa por epidemia causada pelas drogas, o que faz a atuação no enfrentamento e no tratamento dos dependentes ser uma prioridade. A intenção é oferecer ferramentas que reduzam o número de usuários e evitem que dependentes voltem às drogas. Assim, o apoio às entidades é parte da nova Política Nacional sobre Drogas, lançada em abril.
Jornal Comunidade em Destaque com informação do Ministério da Cidadania
Mário Augusto Alves Borges says:
Olá! Sou sargento Mário Augusto, a anos luto de forma solitária contra as Drogas. O fato é que sem estrutura financeira é muito difícil, fico feliz em ver esta abertura e sensibilidade do governo em relação a essa matéria.