Destaque

Governador propõe articulação junto ao governo federal para efetivação da Ride

Governador Ronaldo Caiado reunido com os prefeitos goianos.

O governador Ronaldo Caiado se reuniu com prefeitos da Região do Entorno do Distrito Federal, no   último sábado, dia 20, em Águas Lindas, para discutir a proposta de criação da Região Metropolitana dos Municípios do Distrito Federal e Entorno, que tramita no Congresso Nacional. Durante a conversa, o governador teceu críticas à proposta e defendeu o fortalecimento da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), criada por lei, há 20 anos, e composta atualmente pelo Distrito Federal, por 29 municípios de Goiás, e quatro de Minas Gerais. “Eu estou com dificuldade de entender porque vamos abandonar uma Lei que existe desde 1998, a da Ride, para embarcar num projeto de metrópole sem dotação orçamentária. Esse projeto de Lei não apresenta nenhum fundo financeiro para financiar a metrópole. Onde é que está a dotação orçamentária?”, argumentou.

A Ride, segundo Caiado, foi abandonada durante os governos do PT, mas é o instrumento mais adequado para a construção de soluções concretas para os municípios do Entorno, inclusive porque permite que as três esferas do Executivo – municipal, estadual e federal – trabalhem conjuntamente, com total respeito à autonomia de cada ente.

União de esforços


Anfitrião do encontro, o prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, agradeceu ao governador por sua presença e esclarecimentos, e conclamou os demais prefeitos a “apoiarem o governo, aproveitarem sua experiência, liderança e trânsito junto ao governo federal na busca de mais recursos para os municípios goianos”.

“Nunca tivemos um governador com a experiência que o senhor tem. Concordo com Ronaldo Caiado porque nós já temos a Ride. O que quero é atender a população na minha cidade, sem que ela tenha que buscar serviços em Brasília. O Distrito Federal tem que entender isso”, afirmou o prefeito de Unaí, Branquinho.

“Eu prego que 20% do FCO destinado ao Distrito Federal sejam redirecionados aos municípios do Entorno e que a gestão do fundo seja feita pelos prefeitos”, destacou o prefeito de Arinos, Carlos Alberto. “Estamos firmes, juntos, e agora é governar”, afirmou o prefeito de Planaltina de Goiás, Eles Reis de Freitas.

Vice-prefeito de Flores de Goiás, Wagner Brito também ressaltou a boa relação do governador Ronaldo Caiado com o governo do presidente Jair Bolsonaro, o que deve render bons frutos para o Estado. Segundo ele, “Caiado é o maior abre-alas que já existiu em Goiás, e agora temos o privilégio de tê-lo como governador”.

Caiado apresentou aos prefeitos um levantamento feito pelo Gabinete de Políticas Sociais, comandado pela primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, dos recursos federais nas áreas de Assistência Social e Saúde que estão parados nas contas das prefeituras do Entorno, carecendo de projetos para que sejam utilizados. O governador afirmou aos prefeitos que terá uma equipe técnica à disposição das cidades que fazem parte da Ride para ajudar na efetiva captação desses recursos, que, sem projetos adequados, serão devolvidos ao caixa da União.

Lideranças presentes


Participaram da reunião com o governador: o ex-deputado estadual Marcelo Melo; o deputado estadual Diego Sorgatto; o prefeito de Águas Lindas e presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília, Hildo do Candango, com a primeira-dama Aleandra Sousa; os prefeitos dos municípios goianos de Abadiânia, Zé Diniz; Alexânia, Dr. Allysson; Cidade Ocidental, Fábio Corrêa; Cocalzinho de Goiás, Alair Gonçalves; Corumbá de Goiás, Célio Fleury; Padre Bernardo, Claudiênio; Planaltina de Goiás, Eles Reis de Freitas; São João D’Aliança, Débora Domingues; Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró; Planaltina, Eles Reis; São João da Aliança, Débora Domingues; também o vice-prefeito de Flores de Goiás, Wagner Brito; e a secretária de Estado de Comunicação, Valéria Torres. Por Minas Gerais, participaram os prefeitos de Arinos, Carlos Alberto Recch Filho; de Cabeceira Grande, Odilon de Oliveira e Silva; e de Unaí, Branquinho.

Os municípios goianos que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) são: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Luziânia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, São João D’Aliança, Simolândia, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *