Destaque

Governo de Goiás assina acordo com Enel para acabar com crise energética

Jornal Comunidade em Destaque Governador Ronaldo Caiado em reunião com as autoridades

Após articulação e pressão do governador Ronaldo Caiado, que desde que assumiu a gestão do Estado luta por melhorias do setor energético em Goiás, a Enel apresentou um novo plano de investimento e assinou acordo com o governo estadual, nesta segunda-feira (26/08). A empresa assinalou que vai antecipar os investimentos e a previsão é de ampliar em 26% a capacidade da rede de distribuição nos próximos três anos. Além disso, a Enel se comprometeu a melhorar as perdas na distribuição da rede atual e também a aumentar o número de conexões rurais. A assinatura do acordo foi acompanhada pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), secretários de Estado, além de deputados estaduais e federais.

As medidas, até o início de fevereiro do ano que vem, representarão aumento em 486 megawatts (MVA) na capacidade de distribuição de energia. “Goiás agora tem a expectativa real de poder atender à demanda reprimida de energia elétrica e avançar”, disse o governador Ronaldo Caiado. “Estamos confiantes de que tudo que foi assinado será implantado dentro dos prazos e investimentos necessários. Para vocês terem uma ideia, este termo vai, de imediato, gerar uma demanda de aproximadamente 1,5 mil eletricistas. E só estou citando um dos elementos que serão necessários para ampliar a oferta de energia em nosso Estado”, frisou.

Na reunião, Caiado fez questão de mostrar a importância do termo de compromisso, uma vez que a falta de investimento no setor está impedindo o desenvolvimento do Estado. Ele ressaltou que algumas empresas, para se instalarem em Goiás, precisam investir também na compra de geradores, e citou que produtores de leite, principalmente os pequenos e médios, estão perdendo a produção porque não têm recurso para investir na comprar dos equipamentos para garantir a armazenagem correta em caso de interrupção da energia.

Deputado Federal José Mário Schreiner

O deputado federal José Mário Schreiner na reunião ressaltou que o Estado de Goiás deu um passo importante para a melhoria no fornecimento de energia elétrica em Goiás.

“Foi anunciado investimentos nos próximos três anos, entre eles, a ampliação em 26% da disponibilidade de energia em Goiás e mais de 20 mil novas conexões rurais. Continuaremos firmes, cobrando e buscando energia de qualidade para os goianos”. ressaltou Zé Mário.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *