Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Jesúpolis realiza 9ª edição da Pamonhada Comunitária

Prefeito Wygnerley ao lado dos amigos na quebra do milho.

Aconteceu na manhã desta sexta-feira 15 / 2 , a 9ª edição da Pamonhada Comunitária em Jesúpolis, o prefeito Wygnerley e a primeira dama Rosimeire, realizam este evento à 6 anos no município. Toda à comunidade é envolvida no processo, no começo da plantação até na fabricação da pamonha.A distribuição e gratuita, só no a ano passado foram distribuídas 12.000 mil pamonhas a comunidade local. A expectativa é que sejam distribuídas 15.000 mil pamonhas esse ano.

A comunidade em peso no evento

Para o prefeito, o evento é de extrema importância, já que é uma ação de todas as secretarias do município, em especial a de Agricultura e Meio Ambiente e também da Assistência Social que promove há 9 anos essa pamonhada.”Já virou tradição, e o intuito foi o de comemorar a colheita do milho e de arroz dentro do programa da Lavoura Comunitária”, disse. Esse ano não houve a lavoura de arroz por conta da transição de governo.

Prefeito Wygnerley e a primeira dama Rosimeire

De acordo com a Primeira Dama do município e secretária municipal de Assistência Social, Rosimeire Morais, o mais importante é a confraternização com a comunidade. “Hoje Jesúpolis tem 2.800 mil habitantes, e é um dia em que toda a população de se reúne para colocar o papo em dia”, disse. Ainda de acordo com Rosimeire, a festa envolve pessoas de cidades vizinhas.

Milho sendo despejado para ralar

A plantação do milho começa no mês de novembro, onde a própria prefeitura faz a compra da semente e do adubo e logo em seguida é feito a plantação com a ajuda de voluntários da própria comunidade. O trabalho começa antes. Dezenas de homens vão até a Lavoura Comunitária e colhem centenas de balaios de milho. Outros homens e algumas mulheres prepararam o cenário da “festa”, armando duas tendas na rua, em frente a Secretaria de Saúde.

Comunidade ralando os milhos para fazer a pamonhada

Uma barraca é feita do lado de dentro, no terreno da secretaria: será a cozinha. Como a Prefeitura não dispõe de todos os equipamentos, muitas pessoas levam aparelhos como raladores de milho, tachos, facões e panelas.

Voluntárias fechado as pamonhas para cozinhar


Mães e alunos recebendo as pamonhas no colégio

VEJA MAIS

Haniel Langaro: Quem é o artilheiro do Brasil no Mundial de Handebol

Haniel Langaro, de 29 anos, disputa seu quarto Mundial de Handebol como um dos principais…

Análise: Trump adota diálogo harmonioso com a China para evitar inflação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem adotado uma postura mais conciliatória em relação…

Homem é preso, em Anhanguera, após furtar celular em loja de Catalão – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil do Estado de Goiás, através das equipes de policiais da Central de…