Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Novembro Azul chega ao CSF Madre Germana II

Pacientes sendo atendidos por profissionais da sáude. Foto: ASCOM/SMS

No mês em que se chama a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, o Centro de Saúde da Família (CSF) Madre Germana II reuniu cerca de 80 homens no sábado, 24, para celebrar o Novembro Azul. A unidade ficou aberta ao longo de todo o dia para acolher e atender os moradores do bairro. A programação incluiu palestras, aferição de pressão, teste de glicemia, agendamento de exames, avaliação bucal e lanche comunitário.

“A nossa ideia é despertar nos homens atendidos aqui a necessidade de cuidar da saúde e procurar regularmente os serviços da unidade”, explicou o coordenador geral do CSF, Erlon Murilo de Jesus. Com foco na prevenção, a atividade contribuiu para alcançar os moradores da região Sudoeste da Capital que trabalham durante a semana e não conseguiam procurar o posto de saúde no horário comercial. ‘A adesão foi alta e o movimento foi contínuo o dia todo na unidade’, comemorou o gestor.

Quem passou pela unidade foi Rubens, que mora no setor e elogiou a iniciativa. ‘Como o postinho abriu no sábado eu consegui vir passar pelos atendimentos. Trabalho durante a semana e às vezes fica muito corrido. A ação é importante e vou incentivar para que meus amigos participem na próxima’, contou. Muitos homens que procuraram o CSF relataram que estavam há algum tempo sem passar por algum tipo de consulta e que ouvir sobre prevenção os estimulou a cuidar mais da saúde.

Apesar do foco principal do evento ser a prevenção ao câncer de próstata, durante as palestras e rodas de conversa os homens também ouviram sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a importância do uso de preservativos. A ação mobilizou os profissionais que atuam no local. Além de agentes comunitários de saúde e técnicos, os médicos, Carlos Eduardo e Maria Helena, as enfermeiras Viviane Meireles e Leila Paulete e as odontólogas Emanuele Muniz e Sandra Lima estavam no local para atendimento dos pacientes.fonte Lucas Lima, da editoria de Saúde
Jornal Comunidade em Destaque.

VEJA MAIS

Rússia diz que cancelou ataque na Ucrânia após ligação de Putin e Trump

O governo russo declarou nesta quarta-feira (19) que a Rússia suspendeu seus ataques à infraestrutura…

Enviamos PL do IR com antecedência para melhor esclarecimento, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (19) que o Palácio do Planalto…

PC cumpre buscas e prende em flagrante investigado por adulteração veicular e falsificação de documentos em Morrinhos

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Morrinhos, cumpriu mandado de busca…