Política

Pesquisas sugerem sucessão entre Iris Rezende e Waldir Soares como 2 eixos básicos.

946969-6405-it2 delegado_waldir_soares-20

 

A sucessão em  Goiânia se move a partir de dois pontos — Iris Rezende, do PMDB, e Waldir Delegado Soares, do PSDB. Pesquisas de intenção de voto feitas por um grupo político, a partir de vários cruzamentos, indicam que, se o peemedebista-chefe desistir da disputa — optando por bancar o vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano, ou o deputado Bruno Peixoto, dois jovens —, o deputado federal Waldir Soares passa de 30% e se torna o primeiro colocado. Acrescente-se que a ascensão do delegado não “puxa” nenhum outro candidato, quer dizer, nenhum deles, nem mesmo Vanderlan Cardoso, chega a 20%. O delegado isola-se na liderança, cristalizando-se como nome definido para o segundo turno — isto, frise, se o nome de Iris Rezende não estiver no páreo.
Quando se retira Waldir Soares do páreo, Iris Rezende cresce e há, inclusive, a possibilidade de que seja eleito no primeiro turno, dado o fato de que nenhum dos outros candidatos se aproxima dele. Por isso pode ser estratégico manter o delegado no páreo, sobretudo para segurar o crescimento de Iris Rezende. Este “empacou” em 30% devido ao fenômeno Waldir Soares. Na região Noroeste, para citar um exemplo pesquisado, o peemedebista aparece à frente, mas com o tucano colado.
Quem fez as pesquisas alerta para que o quadro exposto acima seja examinado com o máximo de cuidado. Porque a campanha eleitoral — com as pessoas podendo examinar as propostas e observar se os candidatos têm credibilidade para levá-las à prática — não começou. Iris Rezende e Waldir Soares, registram as pesquisas, são os dois nomes mais conhecidos, superando inclusive Vanderlan Cardoso, que já foi candidato a governador, e Luiz Bittencour, que disputou a Prefeitura de Goiânia duas vezes.
As pesquisas registram que um dos problemas de Waldir Soares é sua brutal rejeição na classe média. Não que ela o avalie como “corrupto” ou “mau político”. É que não o percebe como seu representante.jornal opção.

 

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *