Pessoa com deficiência terá ajuda para tirar CNH
Jornal Comunidade em Destaque.Durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito, nesta quarta-feira, dia 18, o governador Ronaldo Caiado anunciou a criação do programa “De mãos dadas”, que objetiva facilitar o acesso da pessoa com deficiência (PCD) à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e à aquisição de veículos zero-quilômetro com isenção de impostos.
O atendimento especializado será oferecido pelo Departamento Estadual de Trânsito e deve ser iniciado ainda neste mês. A medida gerará economia de R$ 7 milhões ao bolso dos cidadãos.
Cinco entidades representativas contam com a filiação de 18.420 pessoas com deficiência em Goiás. Dessas, cerca de 7 mil possuem algum tipo de benefício fiscal para aquisição de veículos. De acordo com o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva a meta é facilitar o acesso ao benefício e ampliar o número de atendidos. “Muitas pessoas desistem do direito por pensar que é muito burocrático ou acabam gastando desnecessariamente com despachante. Vamos mudar isso”, pontuou.
Atualmente, para obter a CNH especial e a isenção de impostos, o interessado tem que percorrer um longo caminho que se inicia do Detran-GO, passa pela Receita Federal e Secretaria da Economia. A proposta é que todos os trâmites do processo sejam resolvidos em um só local, que oferecerá a consultoria necessária à PCD.
Por meio de convênios com a Associação de Acidentados e Associação de Deficientes Físicos, serão disponibilizados colaboradores no Padrão de atendimento do Detran-GO exclusivamente para atender esse público.