Cidades

Prefeitura de Aparecida de Goiânia lança aplicativo que irá reduzir gastos

Nesta sexta-feira, 17, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação irá colocar em funcionamento o Sistema Integrado de Gestão de Automóveis (SIGA). Trata-se de um aplicativo que será responsável pelo gerenciamento da frota de veículos leves que atendem onze secretarias instaladas na Cidade Administrativa. Com a ferramenta servidores públicos municipais solicitarão veículos sempre que necessitarem se deslocar do Paço Municipal para realizar atividades profissionais dentro do horário de expediente em outro lugar. O lançamento será às 8h30, na sala multiuso da Cidade Administrativa.

Na prática, o aplicativo irá funcionar como outras plataformas já disponíveis no mercado como, por exemplo, UBER e 99 POP. Porém, o SIGA Aparecida irá transportar exclusivamente servidores da prefeitura em horário de serviço. “Iniciaremos o serviço atendendo os funcionários das onzes secretarias que estão sediadas na Cidade Administrativa, para que possam utilizar os veículos para executarem suas funções. Todos serão cadastrados e utilizarão um login para efetuar a chamada. O aplicativo terá duas versões; uma para usuários e outra para motoristas”, aponta o secretário de Ciência e Tecnologia de Aparecida, professor Cleomar Rocha.

Com a utilização do aplicativo, que foi adquirido sem custos para os cofres públicos através de cooperação técnica com a Prefeitura do Recife-PE, a Prefeitura de Aparecida irá reduzir gastos com combustível e reduzir o tempo de atendimento dos serviços da gestão municipal. “O transporte poderá ainda ser compartilhado sempre que dois ou mais servidores solicitarem um veículo e tiverem como destino locais próximos. Neste caso, um único veículo poderá atender três ou quatro pessoas, evitando a necessidade da utilização de mais de um carro”, explica o diretor de Inovação da Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia, Ernesto Veiga.

O SIGA Aparecida também irá equilibrar o trabalho dos motoristas do município. Após cada viagem os condutores ficarão disponíveis para novas solicitações. O sistema de georreferenciamento   irá possibilitar que o veículo mais próximo atenda a solicitação, diminuindo o tempo de espera e também contribuindo com economia de combustível. “Essa é uma inovação. Com isso vamos otimizar nossos trabalhos, principalmente na questão de despachos de documentos entre uma secretaria e outra”, pontuou o prefeito Gustavo Mendanha.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *