Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Presidente do México ameaça processar Google por mudança de nome de Golfo

A presidente do México Claudia Sheinbaum anunciou nesta quinta-feira (13) em sua coletiva de imprensa diária que poderia processar o Google depois que a empresa mudou o nome do Golfo do México em seus mapas para “Golfo da América”.

A mudança na nomenclatura foi feita depois que o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva para renomear uma das rotas de navegação mais importantes da história do país.

Sheinbaum disse que no final de janeiro ela enviou uma carta ao CEO do Google, Sundar Pichai, na qual ela pediu que a plataforma retificasse isso, já que a variação do nome só pode ser aplicada à “plataforma continental dos Estados Unidos no Golfo do México. Lá ele (Trump) tem autoridade para chamá-lo de Golfo da América, (apenas) naquele pedacinho.”

“(As autoridades do Google) já responderam à carta e nós já respondemos novamente e, se necessário, entraremos com uma ação civil. Porque (o Google diz) que nos Estados Unidos você verá ‘Golfo da América’ e em outros lugares ‘Golfo do México’, mas eles não estão corretos”, comentou Sheinbaum.

O nome ‘Golfo da América’ foi visto na plataforma Google Maps em vários países da América Latina, e não apenas nos EUA.

“Então, se eles continuarem insistindo, nós também estamos pensando até em uma ação judicial, porque eles estão até nomeando território mexicano, que é a nossa plataforma continental”, ela acrescentou.

Presidente do México, Claudia Sheinbaum.
Presidente do México, Claudia Sheinbaum. • MEXICAN GOVERNMENT TV

A presidente argumentou que “nem mesmo o presidente Trump está propondo que todo o Golfo do México seja chamado de ‘Golfo da América’, mas apenas sua plataforma continental, então o Google está errado”.

Ao justificar a possibilidade de entrar com uma ação judicial, Sheinbaum argumentou que o Google Maps “não é um padrão internacional (…) mas, mesmo sendo uma empresa privada, tornou-se uma referência” e, portanto, deve respeitar os nomes amparados pelos critérios globais.

“Estamos pedindo ao Google que revise a ordem executiva emitida pela Casa Branca e assinada pelo presidente Trump para verificar se ela não se aplica a todo o Golfo”, concluiu.

A presidente aproveitou a oportunidade para comemorar a decisão da Enciclopédia Britânica, que anunciou na quarta-feira (12) que continuará a nomear a área como Golfo do México, já que é “um corpo de água internacional e a autoridade dos Estados Unidos para renomeá-lo é ambígua”.

A CNN entrou em contato com o Google para comentar.

O Google já havia dito que tem “uma prática de longa data de implementar mudanças de nome quando elas são atualizadas em fontes oficiais do governo”.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Assembleia Legislativa de Goiás enfrenta onda de exonerações de servidores comissionados após eleições de 2026

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) teria acelerado as demissões de servidores comissionados…

Reforma e ampliação do Hospital de Cezarina ganham ritmo e chegam a nova etapa

A obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal de Cezarina estão a todo vapor,…

Prefeito de Hidrolândia aponta possíveis sucessores para eleições de 2028

O prefeito de Hidrolândia e presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Zé Délio (União…