Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Ultimas Notícias
  • Presidente do STF abre seminário em comemoração aos 35 anos da Constituição Federal

Presidente do STF abre seminário em comemoração aos 35 anos da Constituição Federal

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, abriu na manhã desta quinta-feira (5) o seminário sobre os 35 Anos da Constituição Federal: conquistas e desafios, realizado na Sala de Sessões da Primeira Turma do STF.

Barroso destacou o valor de três décadas e meia “de estabilidade institucional num país e um continente acostumados à quebra de legalidade constitucional e de rupturas”. Acrescentou que além da estabilidade institucional, houve maior estabilidade econômica com o controle da hiperinflação e maior inclusão social, “representando um período de avanço social”.

Conquistas

O presidente do STF também apontou conquistas na garantia de direitos fundamentais, como o direito de igualdade às mulheres estabelecido na Constituição e as ações afirmativas de proteção às pessoas afrodescendentes, “superando a crença equivocada do humanismo racial brasileiro, reconhecendo e enfrentando o racismo estrutural”.

O ministro lembrou ainda os avanços em relação ao reconhecimento dos direitos das pessoas LGBTQIA+, como a validação das uniões homoafetivas, e em favor das comunidades indígenas, quanto à demarcação de suas terras, “uma luta difícil e ainda inacabada”.

VEJA MAIS

Policiais Civis de Buriti Alegre são homenageados pela Câmara Municipal – Policia Civil do Estado de Goiás

Em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Buriti Alegre, a Polícia Civil foi homenageada…

Agentes do ICMBio sofrem atentados em reserva no Acre

Agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram alvo de atos criminosos…

PCGO indicia homem que tentou matar produtor rural em Israelândia – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia de Israelândia – 20ª DRP,…