Cidades

Secretária de Saúde Rosana Alves desmente Fake News sobre CoronaVírus no município de Cezarina

Nesta tarde desse sábado (21) nas redes sociais do munícipio de Cezarina, a conversa era de um determinado áudio de uma pessoa não identificada, informou que um funcionário da Fábrica de Cimento estava com a infeção do coronavírus.

Tudo isso acarretou pela reunião que o poder público marcou com os diretores da Fábrica, para colocarem a disposição dos funcionários, a Secretaria Municipal de Saúde  do município para o combate de prevenção, da doença da COVID129 o corona vírus.

Participaram da reunião o prefeito Arthur Franco, o vice-prefeito Silnélio Franco, a Secretária de Saúde Rosana Alves, o Presidente da Câmara de Vereadores Kleyton Cândido, e os vereadores.

Espalhar boatos ou notícias falsas nas redes é crime, muitas vezes, você pode estar ajudando a difundir mentiras pelas redes sociais. Mesmo sem saber. É sempre bom ter isso em mente: a produção e o compartilhamento de notícias falsas e boatos é crime no Brasil e as penas para esses crimes podem chegar a quase 3 anos. São crimes previstos e tipificados pelo Código Penal.Tem gente, por outro lado, que está cometendo o crime de mentir e divulgar notícias falsas, assumindo, de forma consciente, esse risco.


Um risco que pode levar a consequências graves, seja para quem produz e divulga as notícias falsas, seja para quem é vítima delas. Existem casos, por exemplo, até de pessoas que já foram assassinadas, vítimas de linchamento, por causa de notícias falsas divulgadas contra elas. Uma verdadeira tragédia, né?

O Artigo 138 do Código Penal, por exemplo, define que: “Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime” pode levar a uma pena de “detenção, de seis meses a dois anos”, além de multa. E que, na “mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga”.Percebeu como isso tem relação direta com as “fake news”.

Vamos tomar cuidado com as notícias falsas ainda mais nesse momento que o Brasil está passando, a notícia chegou na redação do Jornal Comunidade em Destaque, e por telefone em entrevista,  falamos com a Secretária de Saúde  Rosana Alves, e ela transmitiu a notícia verdadeira a comunidade.

O município através do corpo jurídico está tomando as providências judiciais e policias, para responsabilizar a pessoas que publicou e passou a falsa notícia nos grupos de WhatsApp, o chamado Fake News.  

A mensagem repassada nos grupos de WhatsApp cita o Presidente da Câmara de Vereadores de Cezarina Kleyton Cândido, a redeção do Jornal entrou em contato com o parlamentar, e ele ressaltou e afirmou que não procede a fala da pessoa no aúdio, sobre o nome dele.O vereador no meio politico e na sociedade, é um defensor nato da comunidade local, e jamais ia comungar com esses procedimentos.  

Confira o aúdio do cidadão falando sobre o fato da contaminação do Coronavírus no município : e só clicar no play.

Confira a entrevista por telefone da Secretária comentando o assunto. E só clicar na foto.

 

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *