Semana do Brasil aquece vendas e varejo cresce 11,3%
Jornal Comunidade em Destaque.Idealizada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a campanha Semana do Brasil estimulou aumento de 11,3% nas vendas do varejo brasileiro em comparação com o mesmo período do ano passado. O movimento de promoções e descontos contou com mais de 14 mil participantes, entre empresas dos setores varejista, imobiliário, de publicidade e de comunicação.
A variação de 11,3% foi impactada pelo feriado prolongado de 2018. Desconsiderando o efeito calendário, o crescimento ficou em 10,9%. Quando comparado com a média de vendas diárias do primeiro semestre de 2019, o crescimento atingiu 7,9% em receita nominal, para o qual contribuíram, de forma expressiva, o comércio eletrônico (+18,5%) e o varejo físico (+7,1%). Os dados são da empresa de serviços financeiros Cielo.
Os segmentos que mais se destacaram durante a Semana e puxaram o crescimento das vendas foram os de cosméticos (+19,8%); móveis, eletroportáteis e lojas de departamento (+12,6%), turismo e transporte (+6,6%), vestuário e artigos esportivos (+6,1%); e supermercados e hipermercados (+4,5%).
Além de incentivar o sentimento de patriotismo e de confiança no país entre a população, a Semana do Brasil criou um momento especial para empresários e consumidores. Setores como o da construção civil também se engajaram e ofereceram promoções especiais na Semana do Brasil. Em São Paulo, por exemplo, mais de 40 incorporadoras ofereceram um ano de condomínio grátis aos clientes.