Estado

SES e pediatras unidos pela saúde da criança goiana


Além de dois hospitais especializados, outras unidades da rede pública contam com atendimento pediátrico

Em Goiás, o dia do pediatra, celebrado no último dia 27 de julho, teve mais um motivo para ser lembrado  pela Secretaria da Saúde de Goiás (SES), pois desde abril o atendimento à saúde das crianças ganhou o reforço dos 55 novos leitos pediátricos no Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). A medida faz parte das ações para desafogar o Hospital Materno-Infantil (HMI), também em Goiânia, referência no atendimento de alta e média complexidade pediátrica e também da mulher. Mas o trabalho do pediatra é encontrado também em outras unidades de saúde da rede estadual, sempre de portas abertas para salvar vidas cheias de futuro.

Pela sua estrutura e especialização, Hugol e HMI acabam se destacando na rede estadual. O HMI, por exemplo, realiza atendimento de urgência, emergência e ambulatorial nas áreas de obstetrícia, gestação de alto risco, hemangiomas e linfohemangiomas, fissuras lábiopalatinas. O ambulatório de pediatria atende, por meio da regulação, pacientes encaminhados pelos municípios nas especialidades de hematologia, endocrinologia, gastroenterologia, nefrologia, cardiologia, ortopedia pediátrica, otorrinolaringologia, neurologia, adolescência e ambulatório de seguimento de prematuros nascidos no HMI.

A unidade dispõe de laboratório de análises clínicas e patológicas, e serviços de exames de imagem, como raio-X e ultrassonografia. Realiza todo tipo de cirurgias fisiológicas e de palato. O hospital conta com 22 leitos de pronto-socorro pediátrico, 22 na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin); 15 na pediatria clínica, 10 na UTI pediatra e 10 na neonatal. A unidade atende, em média, 1,1 mil crianças no ambulatório de pediatria, mais 220 no Banco de Leite Humano, também referência na Rede Goiana de Bancos de Leite. À frente dessa estrutura estão 171 médicos pediatras e subespecialistas.

O Hospital de Urgências de Goiânia (Hugol), por sua vez, soma 20 leitos na UTI pediátrica e 60 na clínica de internação, atendendo crianças no perfil geral da unidade, vítimas de queimaduras e politraumatismos. De julho de 2015 a junho de 2019, foram mais de 18 mil atendimentos de Urgência e Emergência a crianças de até 12 anos incompletos.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *