Política

SUS em Goiás: Audiência pública debate sistema de saúde e pandemia

Por iniciativa do deputado Paulo Cezar Martins (MDB), Assembleia Legislativa promove discussão na quarta-feira (17) entre autoridades da área da saúde

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Goiás realiza, no próximo dia 17 de março (quarta-feira), às 10 horas, audiência pública para debater a atual situação do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás e a pandemia da Covid-19. A audiência, que será virtual, reunirá autoridades da área da saúde, gestores municipais, estaduais e federais.

De iniciativa do deputado Paulo Cezar Martins (MDB), o encontro tem como objetivo debater, sobretudo, as dificuldades relacionadas ao enfrentamento ao coronavirus. “Apesar do SUS ser considerado um dos melhores sistemas de saúde do mundo, a crise se agrava com o aumento repentino no número de casos e mortes pela covid-19 na medida em que decai a disponibilidade de leitos de UTI e enfermaria para o tratamento de pessoas doentes”, afirma o deputado.

O parlamentar ressalta que o SUS não recebeu o investimento e a atenção necessários nos últimos anos. E, com a pandemia, o problema se agravou. “Enfrentamos um colapso na saúde para tratar não só os pacientes contaminados pela covid-19, mas também as pessoas que precisam de tratamento para outras doenças eletivas e até mesmo casos de  emergência cardiológicas, neurológicas e outras”, pontua.  

O emedebista lembra também que, recentemente, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto n° 4008/21, que autoriza o Executivo a abrir crédito extraordinário de R$ 60 milhões em favor do Fundo Estadual de Saúde (FES) para aquisição de vacinas contra a covid-19. “Dentro desse contexto, é fundamental discutirmos o melhor caminho para que essa aquisição se cumpra”, frisa.

Serviço:

Audiência Pública Saúde

Data – 17 de março

Quando – 10 horas

Onde – Auditório Solon Amaral da Casa de Leis (Remota)

Como participar?

Você pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego, no canal 3.2 da TV Aberta, ou no canal 8 da NET Claro, pelo Youtube e, também, pelo site oficial da Casa, no seguinte link: portal.al.go.leg.br.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *