Ultimas Notícias

Alerta mundial contra diabetes neste dia 27 de junho


Doença provoca amputação, cegueira e morte

A aposentada Lindalva Sobrinho, de 63 anos, vai passar esta quinta-feira, 27, Dia Internacional do Diabético, em situação bem mais confortável desde junho de 2016, quando teve um calo formado no pé esquerdo, que acabou contaminado por uma bactéria e, por pouco, não provocou amputação da perna.

“Teve médico que disse que era trombose”, lembra Lindalva, que descobriu ser diabética, do tipo 2, ainda em 2002. Após longa peregrinação, ela encontrou o atendimento adequado no Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), unidade da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO). “Hoje, só falta um pedaço do tamanho da palma da mão para cicatrizar”, conta, animada.

Embora a infecção não tenha relação direta com o diabetes, é no Centro de Atendimento ao Diabético (Cead), anexo do HGG, que Lindava também recebe, desde 20 de junho, cuidados multidisciplinares, de profissionais como endocrinologistas e psicólogos. E só não está melhor porque teve também problemas nas retinas dos olhos. Do esquerdo, já foi operada. “Mas estou bem”, garante a aposentada, que faz parte do universo de pelo menos 46.478 portadores de diabetes no Estado, conforme o mais recente número disponível no Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab), em 2015.

Atendimentos como o recebido por Lindava, embora necessários e disponíveis na rede estadual, é tudo o que o serviço público de saúde brasileiro tenta reduzir, sobretudo com educação e prevenção. Ações nesse sentido em Goiás são realizadas pela Coordenação de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis, da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da SES-GO. Com abordagem multidisciplinar, a coordenação já executou atualização para 27 nutricionistas e 146 enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, em 2018 e 2019, com previsão de ampliação para outras categorias e municípios.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *