Estado

Centro de Apoio ao Romeiro foi inaugurado nesta sexta-feira

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Governo do Estado inaugurou o Centro de Apoio ao Romeiro de Trindade nesta sexta-feira, dia 28, às 8h30. A estrutura foi instalada no quilômetro 9,5 da Rodovia dos Romeiros (GO-060) e irá funcionar 24 horas, com encerramento do atendimento no dia 7 de julho, ao meio-dia. A previsão é que mais de 300 mil fiéis sejam atendidos no local durante a tradicional Festa do Divino Pai Eterno.

A solenidade de inauguração contará com a presença do governador Ronaldo Caiado, da presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado, e da diretora-geral, Adryanna Melo Caiado. A abertura do CAR terá apresentação do Grupo En’cantos, que interpretará a conhecida canção dos romeiros e a consagrada Hallelujah, de Leonard Cohen.

A estrutura preparada pela Organização tem dois mil metros quadrados e foi montada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). O espaço conta com banheiros químicos, capela para orações, cozinhas, almoxarifado e locais de preparo de alimentos. A área de descanso foi ampliada para o evento deste ano, para oferecer mais conforto aos fiéis.

Vários parceiros apoiam a iniciativa da Organização para o atendimento aos romeiros. Empresas da iniciativa privada doaram diversos produtos para o preparo do lanche. Secretarias e órgãos estaduais também participam das ações desenvolvidas no Centro de Apoio ao Romeiro. Outro parceiro importante é a prefeitura de Trindade.

Uma padaria estará funcionando em área anexa, de alvenaria, para produção de pães dia e noite. Cerca de 120 pessoas vão trabalhar em cada turno durante o evento. Vão atuar no local estudantes beneficiados com a Bolsa Universitária, que fazem a contrapartida ao programa durante a romaria, voluntários e funcionários da OVG. Eles se revezarão na produção e distribuição dos lanches. Serão servidos aos romeiros café, leite, chá, suco, água, pão com mortadela e pão com manteiga.

A OVG incrementou este ano o atendimento em saúde destinado à realização de massagens terapêuticas e fisioterapia para prevenir lesões e problemas musculares nos peregrinos. Com esse objetivo, conta com a participação de profissionais do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), para auxiliar os romeiros na caminhada de fé. Também a Secretaria Estadual de Saúde, a Unimed, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Laboratório Citocenter e a Drogaria Pacheco serão outros importantes aliados nesta ação da OVG e do Governo de Goiás, oferecendo testes de glicemia e de aferição da pressão arterial.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros manterão grupamento de apoio, com ambulância de resgate de plantão o tempo todo.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *