Dois pré-candidatos a prefeito por Hidrolândia e contra o nepotismo
Dois dos pré- candidatos à prefeito pelo município de Hidrolândia, afirmaram nessa tarde de quarta-feira (29) na redes sociais, em assinarem um termo em cartório de ser contra à contratação de parentes na administração pública, o chamado “nepotismo”.
Os pré-candidatos a prefeito Bruno do Posto, e o Fernando Nazaré, é contra o favorecimento abusivo de familiares. Em suas declarações em grupos de WhatsApp, deu a entender, que são contra os governantes usar de suas prerrogativas para nomear parentes só para terem uma renda mensal.
Nos bastidores políticos , a posição dos pré-candidatos chamou atenção da comunidade nos grupos das redes sociais , os próprios eleitores com as declarações feitas pelos dois pré-candidatos, lançou uma campanha para que todos os pré-candidatos a prefeito pelo município, assinam o termo via cartório contra o nepotismo em 2021.
Nepotismo é o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego. As práticas de nepotismo substituem a avaliação de mérito para o exercício da função pública pela valorização de laços de parentesco. Nepotismo é prática que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilégios em função de relações de parentesco e desconsidera a capacidade técnica para o exercício do cargo público.
O fundamento das ações de combate ao nepotismo é o fortalecimento da República e a resistência a ações de concentração de poder que privatizam o espaço público.