Cidades

ELO ENTRE JUVENTUDE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E GOVERNANÇA MARCA DEBATES NA 54ª REUNIÃO ANUAL DO BID

As discussões sobre desenvolvimento urbano e redução de impactos ambientais, tônica da 54ª reunião anual da Assembleia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), avançaram para o elo entre juventude, desenvolvimento sustentável e governança no segundo dia do evento, que acontece até o próximo domingo, 17, no Panamá. A necessidade de se construir o presente de olho nos futuros político, social e econômico; a busca por uma geração de jovens empreendedores que exerçam cargos de liderança, o papel dos governos, de organismos internacionais, entidades representativas da sociedade civil e dos próprios jovens para o fomento a novas habilidades que contribuam para a cidadania tiveram destaque no debate internacional sobre políticas integradas de juventude visando o desenvolvimento sustentável.
No evento, do qual Goiânia participa, também se debateu como a inovação social, com apoio e participação de jovens, pode ajudar a resolver os desafios que a América Latina e Caribe enfrentam nessa fase de desenvolvimento. “Temos claro, na Prefeitura de Goiânia, que precisamos estrategicamente investir na juventude e incentivar a promoção da criatividade, criando oportunidades para resolver velhos problemas com novas soluções”, afirmou o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Paulo de Tarso, que acompanha o prefeito Paulo Garcia no encontro mundial promovido pelo BID. Ao todo, lideranças de 48 países participam do evento que visa a troca de experiências sobre desenvolvimento urbano aliado à preservação ambiental e debates sobre as necessidades de desenvolvimento da América Latina e do Caribe, além dos desafios econômicos que estão por vir.
O reconhecimento do papel catalisador da juventude na construção de alternativas de longo prazo e na liderança de processos de desenvolvimento econômico, cultural e social, é, inclusive, um dos fatores que incentivaram o poder público goianiense a investir na recém-criada Secretaria Municipal de Políticas para a Juventude.  Além de buscar alternativas de atuação política para a concretização de mudanças efetivas em prol do desenvolvimento sustentável, a pasta objetiva a articulação de ações concretas para a inserção dos jovens nas discussões e decisões de toda a Prefeitura de Goiânia. “Precisamos apostar em soluções concretas para o dia a dia. Mas, é imperativa a formação de uma nova geração que tenha a sustentabilidade como pensamento permanente”, completa Paulo de Tarso
0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *