Em Cristalina, colheita de soja foi oficialmente aberta do Brasil.
Em um dos berços goianos da soja, a Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em parceria com a Associação de Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja) e o Canal Rural, realizaram a Abertura Oficial da Colheita de Soja (29). O evento faz parte do Projeto Soja Brasil, que dá apoio e leva informações aos produtores, acompanhando o grão desde o plantio à colheita.
O evento foi repleto de debates, que promoviam a troca de informações e a busca de soluções para gargalos específicos de quem planta a oleaginosa. Autoridades ligadas ao agronegócio estiveram presentes no evento, com destaque para o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins.
Segundo o assessor técnico da Faeg, Cristiano Palavro, este encontro, apesar de simbólico, é de suma importância para a agricultura brasileira. Afinal, o produtor de soja, afirmou ele, é quem tem tentado tirar nosso país da crise. Ao discursar, o presidente da Aprosoja Goiás e vice-presidente institucional da Federação, Bartolomeu Braz, afirmou que os produtores devem aproveitar esta oportunidade para a troca de experiências.
José Mário Schreiner, presidente da Faeg, destacou a importância da Abertura da Colheita, ressaltando que não é apenas mais uma festividade. “É um ‘muito obrigado’ por tudo que os produtores fizeram de bom”, bradou. Segundo ele, este agradecimento é importante para lembrar a importância que o Agronegócio tem em toda a sociedade. “Para se ter uma noção, existem 1 milhão e meio de desempregados no país. O Agro, no entanto, fechou o ano com saldo positivo na geração de empregos”, exemplificou
–