Destaque

Governo de Goiás lança Projeto Pró-Águas do Rio Meia Ponte

O Comitê Permanente de Gestão Integrada para o Enfrentamento da Crise Hídrica na Bacia Hidrográfica do Alto Meia Ponte, sob coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), lançou, nesta segunda-feira (16/09), o Projeto Pró-Águas Rio Meia Ponte, que visa revitalizar a área com ações de curto, médio e longo prazos. Foi o primeiro encontro do grupo, estabelecido no último dia 10 de setembro.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, o primeiro objetivo do comitê é viabilizar a recuperação de 3 mil hectares, em um trabalho que envolve desde a proteção de nascentes até a recomposição de vegetação nativa.

“O objetivo não é só solucionar o problema de abastecimento de Goiânia e região metropolitana”, afirma a secretária. “A cada ano que passa, temos menos vazão nos rios da região e isso impacta a economia local”, pontua. “Não ter água implica em menor produção da indústria, que gera 7 mil empregos diretos e indiretos, menor produção para os pequenos produtores, que hoje são em torno de 5 mil”, informa. “Ou seja, sem água disponível não há economia que se sustente”, alerta.

O Comitê Permanente de Gestão Integrada para o Enfrentamento da Crise Hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte é composto por convidados que representam o primeiro, segundo e terceiro setores. São eles: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte, Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Defesa Civil do Estado, Faeg, Fieg, Ministério Público, prefeitos dos municípios de Brazabrantes, Damolândia, Inhumas, Itauçu, Goianira, Goiânia, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde e Santo Antônio de Goiás, Saneago, Seapa, Sedi, SIC, SSP, UEG, UFG, Emater, AGR e instituições da sociedade civil com notória atuação em projeto de revitalização de bacias hidrográficas.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *