Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Helio de Sousa diz que políticas públicas de combate ao suicídio precisam ser aperfeiçoadas

Helio de Sousa diz que políticas públicas de combate ao suicídio precisam ser aperfeiçoadas


Deputado Helio de Sousa (PSDB)

Em pronunciamento no Pequeno Expediente, o deputado Helio de Sousa (PSDB) afirmou que políticas públicas de combate ao suicídio devem ser aperfeiçoadas para evitar que pessoas continuem renunciando à própria existência. De acordo com ele, o ato extremo contra si é consequência de patologia mental que poderia ser evitada. O parlamentar fez referência à jovem que tirou sua própria vida, neta de um dos mais importantes jornalistas goianos, Batista Custódio, proprietário do Diário da Manhã.

“No ano passado, eu e minha equipe realizamos um trabalho intenso de conscientização sobre o suicídio, que resultou na lei que criou o setembro amarelo, campanha que visa alertar sobre o problema. Como médico, posso afirmar que é preciso ter coragem para enfrentar o problema. A família se sente constrangida em debater a situação. A morte é um momento para reflexão, mas não temos políticas públicas à altura do enfrentamento do suicídio”, afirmou o tucano.

Helio de Sousa disse que as estatísticas referentes ao suicídio são preocupantes. Segundo ele, a morte voluntariamente provocada por si mesmo resulta em 800 mil vítimas anuais, quase o dobro do índice de homicídios. O parlamentar enfatizou que a doença mental pode ser tratada e ajudar a reduzir esses números.

“As estatísticas sugerem que, no mundo, aproximadamente 800 mil pessoas cometem suicídio, a maioria homens. Para se ter ideia, o número de homicídios chega a 410 mil. No Brasil, esses dados são um pouco diferentes, mas o número de suicídios é elevado. Perdemos em nosso país cerca de 16 mil pessoas para o suicídio, a maioria na faixa etária entre 10 e 29 anos. Faltam políticas públicas com atenção para a saúde mental, de modo a reduzir esses tristes números”, afirmou o deputado.

VEJA MAIS

Isenção do IR: municípios irão contestar modelo de compensação no Congresso

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) criticaram a…

PC prende três por furto e receptação de televisão em Minaçu – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Minaçu, tomou conhecimento de que…

PF faz operação contra ex-juiz suspeito de crimes sexuais contra mulheres

A Polícia Federal realizou uma operação de busca e apreensão contra o ex-juiz Marcos Scalercio,…