Estado

Sanclerlândia:Gestor e sua equipe leva o município a ser reconhecido como o melhor sistema de saúde de Goiás e o 3º melhor do Brasil

Prefeito Itamar leão em frente ao Hospital Municipal

Cláudio Barsi

Por questões relacionadas ao desenvolvimento econômico de uma cidade , é importante que haja um bom sistema público de saúde que garanta uma população saudável e com qualidade de vida. Algumas cidades brasileiras não todas já atentam para a necessidade de prover sustentabilidade, e de promover politicas públicas na área da saúde, para garantir uma acesso de qualidade para a comunidade local.


O Município de Sanclerlândia é governado pelo prefeito municipal Itamar Leão (PSDB), e com apoio de uma equipe de governo capacitada e preparada, a partir da Prefeitura Municipal e dos diversos órgãos públicos municipais, a administração tem atendido todos os programas e ações, com responsabilidade sobre as contas públicas, respeitando o dinheiro público, transparência sobre o atos administrativo, e visando o desenvolvimento social econômico da comunidade.

Itamar é um homem público que sempre é lembrado na política goiana, como o estadista que promove uma gestão moderna, inovadora e criativa, enquanto resgata o orgulho e a satisfação dos moradores de Sanclerlândia. Além disso é um gestor que trabalha 24 horas por dia, 30 dias por mês, sem parar, incansável na defesa dos interesses do cidadão, pois ele administra a cidade focado nas demandas de cada família, de cada bairro, e de cada região.

O município de Sanclerlândia, investiu pesado no sistema público de saúde forte e de qualidade, para dar conta dos problemas que afetam a população de forma articulada. Com esse investimento, o trabalho do gestor, e sua equipe de funcionários municipais, o município se destacou no sistema de saúde municipal, aonde foi eleito como o melhor do Estado de Goiás, e o terceiro melhor do Brasil.

No relatório do Previne Brasil, o programa de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) do governo federal, que tem por objetivo aumentar o acesso e o atendimento nas unidades de saúde do Brasil.


Instituído pela Portaria nº 2.979, o programa alterou a forma de repasse de valores aos municípios, que se dá a partir de três critérios: capitação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).


No ranking nacional do ‘ESUS – Resultado Previne Brasil 2021’, Sanclerlândia figura com o índice de 8,83, atrás apenas de Tapauá (AM), com 8,91, e Monções (SP), com 8,84. Completam a lista dos 100 melhores sistemas de saúde pública do Brasil apenas outras três cidades goianas: Piranhas (18º / 8,50), São João da Paraúna (38º / 8,24) e Chapadão do Céu (62º / 7,98).


A secretária de Saúde de Sanclerlândia, Dennisy Mendonça, explica que os resultados só foram alcançados devido ao trabalho em equipe, que começa com os agentes de saúde, responsáveis pela busca ativa do paciente, até chegar à unidade de saúde, com a dedicação das recepcionistas, das técnicas de enfermagem que cuidam da triagem, das enfermeiras que fazem a primeira avaliação, dos médicos que realizam o diagnóstico, tratamento e acompanhamento, além das equipes de odontologia e de vacinação.

Prefeito Itamar Leão


Para o prefeito Itamar Leão, o resultado mostrou que os investimentos expressivos em saúde nos últimos três anos foram muito eficazes, mesmo com a pandemia da Covid-19 que assolou todo o país. Para o prefeito, a reforma e ampliação do Hospital Municipal, inclusive com a aquisição de gerador próprio e equipamentos de ponta, como respiradores mecânicos, bisturis elétricos, aparelhos de raio X digital com impressora e monitores cardíacos para situações de emergência, aliados ao retorno das cirurgias, aquisição de veículos, ambulâncias e a reforma das Unidades Básicas de Saúde e da Farmácia Municipal contribuíram significativamente para colocar Sanclerlândia como referência na atenção à saúde de sua população.


Para calcular o índice, o sistema avalia sete indicadores:• I

1 – Pré-Natal (6 consultas): Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação;

• I2 – Pré-Natal (Sífilis e HIV): Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;

• I3 – Gestantes Saúde Bucal: Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;

• I4 – Cobertura Citopatológico: Cobertura de exame citopatológico (detecta alterações nas células do colo do útero);

• I5 – Cobertura Polio e Penta: Cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente;

• I6 – Hipertensão (PA Aferida): Percentual de pessoas hipertensas com Pressão Arterial aferida em cada semestre;

• I7 – Diabetes (Hemoglobina Glicada): Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Em todos os indicadores, Sanclerlândia superou, e muito, a média estadual:

MunicípioPré-Natal (6 consultas)Pré-Natal (Sífilis e HIV)Gestantes Saúde BucalCobertura CitopatológicoCobertura Polio e PentaHipertensão (PA Aferida)Diabetes (Hemoglobina Glicada)
SANCLERLÂNDIA70 %81 %85 %36 %44 %56 %64 %
GOIÁS28 %28 %15 %9 %58 %4 %7 %

Fonte: https://sisab.saude.gov.br/paginas/acessoRestrito/relatorio/federal/indicadores/indicadorPainel.xhtml;jsessionid=q0F1EE+Nvgita6Wad7ZIwBSl

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *