Destaque

Governador Ronaldo Caiado e o Deputado Federal Zé Mário abre colheita da safra de feijão irrigado do Vale do Araguaia

Governador Ronaldo Caiado e o Deputado Federal Zé Mário

Agricultores investem em variedades mais adaptadas às condições da região. Safra 20/21 deve consolidar Goiás como quarto maior produtor do grão no país, de acordo com Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Estimativa é de 346,8 mil toneladas, aumento de 4,2% em relação à última colheita. Governador destaca “tecnologia, aproveitamento da água da chuva e capacidade de intercalar com outros plantios”

O governador Ronaldo Caiado abriu, neste sábado (19/06), a colheita da safra 2020/2021 de feijão irrigado do Vale do Araguaia, na Fazenda Maria Helena, município de Jussara. “É uma produção altíssima na região, com tecnologia, aproveitamento de água de chuva e capacidade de intercalar com outros plantios, como soja e, em seguida, criação de gado”, afirmou.

Para Caiado, o objetivo é fomentar um tripé dentro da agropecuária brasileira, com tecnologia, sustentabilidade e rotatividade de culturas. “Essa região apresenta um dos maiores percentuais de produtividade e atinge mais de 20 mil hectares de áreas plantadas de feijão. É uma das melhores do Brasil”, destacou.

Caiado conheceu a estrutura da fazenda, que é uma das pioneiras na produção de feijão irrigado no Vale do Araguaia, e também operou uma colheitadeira, marcando o início oficial da colheita da safra na região. Para preservar o solo, a área passa por rotação de culturas como soja e gramíneas perenes.

O deputado federal e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, evidenciou a ligação entre Caiado e o setor agrícola. “Um homem que, por mais de 30 anos, dedicou toda a sua vida na defesa da classe do produtor rural. Hoje o agronegócio brasileiro tem as digitais do nosso governador”, ressaltou.

Ao iniciar a solenidade de abertura da colheita, o proprietário da Fazenda Maria Helena, Walter Baiano, agradeceu a presença de todos. “É um prazer ter todos aqui, uma satisfação grande”, disse

Da mesma forma, o presidente da Associação dos Produtores do Vale do Araguaia (Aprova) e organizador do evento, Antônio Celso Barbosa Lopes, elogiou a atuação de Ronaldo Caiado à frente do Governo de Goiás. “A gente reconhece o esforço, ainda mais nesta época de pandemia. O senhor está fazendo um milagre, está tirando coelhos da cartola para manter o Estado funcionando e atendendo às necessidades”, destacou.

Atualmente, a Aprova conta com 110 produtores associados, que somam 20 mil hectares irrigados de feijão carioca. A produção chega a 50 sacas por hectare.

.Também presente no evento, o prefeito de Britânia, Marconni Pimenta da Silva, realçou que o segmento não parou, mesmo em face da pandemia da Covid-19, e “não vai parar”. “Tenho certeza de que essa região produzirá muito mais do que produz, com esses braços fortes dos nossos produtores”, avaliou.

Produção
Goiás deve se consolidar como o quarto maior produtor de feijão do país na safra 20/21, de acordo com dados divulgados em junho pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produção da safra 20/21 é estimada em 346,8 mil toneladas, aumento de 4,2% em relação à última colheita. Foram 144,5 mil hectares plantados, 4,1% a mais do que na safra 19/20.

A produtividade nas lavouras goianas de feijão também é destaque nacional. Entre os principais produtores, Goiás é o estado com maior produtividade média (2,4 mil quilos por hectare). Também houve aumento de 0,1% em relação à safra 19/20.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *