Estado

Simpósio virtual discute aumento do risco de violência contra pessoa idosa durante pandemia

O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds), em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS), promove, nos dias 16 e 17 de junho, um simpósio virtual para discutir ações de fortalecimento no atendimento à pessoa idosa. 


O evento faz parte da campanha do Dia da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, que, neste ano, em razão do isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, tem como objetivo alertar sobre o risco do aumento da violência contra o idoso, especialmente a financeira. “Os números têm demonstrado um crescimento expressivo de violência financeira contra a pessoa idosa, que, isolada, fica ainda mais vulnerável”, observa a secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia. Os dados do Disque 100 revelam que mais de 80% das violações ocorrem nos domicílios.  


O simpósio pretende ser o palco para um debate que apresente alternativas para fortalecer a rede de proteção que atende às pessoas com mais de 60 anos, e que fazem parte do grupo de risco do coronavírus. 

Em Goiás, 39 dos 246 municípios têm uma grande parcela da população formada por idosos, responsáveis pela manutenção da economia doméstica e alvos da exploração de membros da família ou de terceiros, segundo reportagem do jornal O Popular. O segmento de pessoas idosas em Goiás é estimado em mais de 11% da população, de acordo com dados do IBGE. 

A Secretaria de Desenvolvimento Social é responsável por coordenar as políticas sociais de proteção ao idoso no estado e o faz em parceria com os municípios goianos, e disponibiliza recursos para manutenção da rede proteção aos idosos em abrigos ou outras instituições sociais.

O simpósio irá reunir profissionais da área de assistência social dos 246 municípios, com apoio do Ministério Público do Estado de Goiás, Programa de Gerontologia PUC-Goiás, Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Federação Goiana de Municípios (FGM), Colegiado  Estadual  de  Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Secretaria de Estado da Saúde e outras instituições. 

Entre os palestrantes do evento estão o delegado da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso de Goiânia, Alexandre Alvim Lima, a professora de Educação Física e Gerontologia Carmencita Balestra, a doutora Lisa Valéria Vieira Torres, graduada em Fonoaudiologia pela PUC-Goiás, entre outros profissionais que atuam na área.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *