Destaque

“Temos uma nova realidade na segurança do campo com a boa gestão das políticas públicas”. Afirma Zé Mário Schreiner,

Promover interlocução e agenda positiva entre os entes federados e estratégias para combate à criminalidade do campo à cidade, esse foi o objetivo da 77ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que contou com a participação do presidente do Sistema Faeg/Senar/Ifag e deputado federal, Zé Mário. O encontro aconteceu em Goiânia, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com as presenças do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, representantes de 23 estados e do Distrito Federal, e importantes autoridades estaduais.

Na oportunidade, foram assinados dois protocolos de intenções entre a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Governo de Goiás para reforçar a atuação das forças policiais no campo. O primeiro, objetiva disponibilizar até 30 Fuzis, a serem destinados à Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), por meio do Batalhão Rural, com campanha de arrecadação do Conselho de Segurança Rural de Goiás (CONSEG-Rural), junto aos produtores rurais, prefeituras, Ministério Público e Judiciário.

Presidente do Sistema Faeg/Senar/Ifag e deputado federal, Zé Mário.


Para o presidente do Sistema FAEG, Zé Mário, as ações visam criar condições de otimizar o trabalho das forças policiais no meio rural, refletindo a na segurança de toda a sociedade. “Graças a gestão do governador Ronaldo Caiado e de suas forças policiais, estamos de braços dados para garantir mais tranquilidade às famílias goianas. Temos uma nova realidade no campo com a boa gestão das políticas públicas”, reforçou.

O segundo protocolo, firma parceria entre a Faeg e o Governo Estadual para o acesso da PMGO à plataforma Apporteira, lançada em 2020 pela Federação, onde estará disponível um módulo desenvolvido de acordo com as necessidades das forças policiais, para o atendimento das demandas de cadastramento, identificação e demais tarefas no atendimento ao Produtor Rural e usuários das áreas rurais do Estado de Goiás.

“Disponibilizamos a ferramenta para facilitar a vida do produtor e do policial. Entendemos que otimizando o tempo de atuação das forças de policiais, temos mais segurança e um trabalho mais direcionado para as ações de combate a criminalidade”, explica Zé Mário.

O governador Ronaldo Caiado avaliou que o diálogo com outras federações só tem a contribuir. “É importante trocar experiências de como desenvolvem a segurança nos estados, e o que nós estamos fazendo em Goiás, para avançarmos na nossa eficiência no combate ao crime”, acrescentou.

Segurança em Goiás

Referência nacional e internacional na segurança especializada no campo, o Estado de Goiás recebe os participantes para alinhamento de ações e troca de experiências neste segmento de atuação policial. Caiado criou o Batalhão Rural da Polícia Militar e fortaleceu a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais. Em outras oportunidades, a prática operacional já foi visitada por representantes de 14 estados e duas comitivas internacionais, do Japão e Colômbia.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *