Dória começa a vacinar contra Covid-19 e Goiás sai na frente pelo ato do Presidente da AGM Paulinho
O governador de São Paulo João Doria (PSDB) afirmou na manhã deste sábado, 12, que o Estado mantém a previsão de iniciar a vacinação contra o coranavírus no próximo 25 de janeiro, mesmo que o governo federal inclua a vacina Coronavac no Plano Nacional de Imunização.
Dória reforçou ainda que mais de mil municípios em alguns Estados já se mostraram interessados em comprar a vacina desenvolvido pelo Instituto Butanã em parceria com o laboratório da empresa chinêsa Sinovac.
O Governo Federal vai editar uma Medida Provisória (MP) para abrir crédito de 20 milhões para comprar de vacinas. Com a medida, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, deve reforçar o discurso de que a sua pasta vai comprar e distribuir todas as vacinas disponíveis do País, incluindo a Coronavac.
Na sexta-feira, 11, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), comentou sobre a MP do governo federal, com intenção de centralizar a compra de imunizantes, o que motivou reações sobre a possibilidade de um confisco por parte da gestão Bolsonaro. O ministério, porém, negou a ideia de confiscar esses produtos.
“Esperamos que isso não aconteça, porque isso seria inconstitucional. Não há por que confiscar o que já oferecemos para compra desde outubro”, rebateu Doria nesta manhã.
O Estado de Goiás saiu na frente pelo ato do Presidente da Associação Goiana de Municípios AGM Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho), que se reuniu na manhã de quinta-feira (10) com o governador de São Paulo, João Dória, e com o diretor do Instituto Butantã, professor Dimas Covas, para buscar a possibilidade de disponibilizar vacinas contra a Covid-19 para os municípios goianos do Estado de Goiás.
Paulinho afirmou que a reunião foi muito importante, o governador Dória confirmou a possibilidade sim de atender à solicitação da AGM,o presidente da AGM também ressaltou que está fazendo sua parte como gestor do município de Hidrolândia e representante dos prefeitos nos 246 municípios goianos,em buscar essa solução junto ao governo paulista ao fato de que atualmente a comunidade dos municípios de Goiás demonstram o interesse de que a vacina chegue o mais rápido possível.
john hopkins coronavirus map arcgis says:
Em resposta, a Secretaria de Comunicacao da Presidencia da Republica (Secom) publicou nota afirmando ser populismo barato e irresponsavel anunciar a vacinacao antes do imunizante ser liberado pela Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria (Anvisa) — a vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, ligado ao governo paulista, ainda nao obteve o registro da agencia. Na manha desta terca-feira (08), o governador tucano de Sao Paulo, Joao Doria, e o ministro da Saude, o general Eduardo Pazuello, trocaram altercacoes durante uma reuniao entre governadores e o ministro para tratar do processo de compra de vacinas contra a Covid-19.